O estranho filme 120

O primeiro tipo de filme que quero comentar é um bem peculiar... odiado por alguns, adorado por outros. Independente do gosto, é um formato com características importantes, flexível e, se manuseado com cuidado, confiável.
O chamado Médio Formato é representado atualmente por dois filmes: 120 e 220. O primeiro é menor em comprimento e possui papel em toda sua extensão. O segundo faz o dobro de fotos do 120 por não possuir papel onde há negativo. A falta do papel faz com que o 220 só possa ser usado em câmeras específicas e menos comuns.


Na imagem acima podemos reparar que é um filme grande. Muito grande. O negativo tem 6cm de altura e as câmeras fazem fotos de tamanhos variados: 6x4.5, 6x6, 6x7, 6x9, 6x12. Vou explicar as medidas mais pra frente. Com uma grande área de negativo disponível, as fotos tem uma qualidade imensa!

A maior reclamação com filme 120 são vazamentos de luz (light leaks). O filme é protegido somente por uma camada de papel e, por causa disso, deve ser manuseado em locais com luz reduzida. Abaixo mostro o scan completo de um papel desses (clique para ver em tamanho real).


Enrolado em uma bobina, o papel vem preso com uma fita que deve ser removida completamente, para não cair pedaços dentro da câmera (a tira não aparece porque a primeira foto é de um filme usado).

Bobina plástica de filme 120
Vou destacar algumas características e informações deste papel. Note que o começo do filme é protegido por muito mais papel que o final, portanto mais cuidado para remover da câmera que para colocar.


No trecho acima podemos ver algumas marcas importantes. A seta preta vertical na parte amarela é usada para alinhar o filme em algumas câmeras. A maioria das câmeras profissionais ou TLR usam esta linha como guia por não possuir a famosa "janelinha" vermelha para o avanço do filme. Neste tipo de câmera a alavanca de avanço trava quando o filme avança para o lugar correto. Para encaixar é só alinhar esta seta com marcações no corpo da câmera...
As setas horizontais na parte branca são úteis em câmeras com a tal "janelinha" que vou mostrar. Elas indicam que o começo do filme esta próximo. Preste muita atenção ao ver estas setas! Em câmeras com visor o avanço do filme não tem trava... se passar do número, não tem como rebobinar.

Repare na foto abaixo que são 3 grupos de números. Estes números são específicos para cada tamanho de foto e se alinham com a janela na câmera. São 8 fotos 6x9, 12 fotos 6x6 ou 16 fotos 6x4.5. Lembra das medidas que eu ia comentar? Então... Se sua câmera usa estes três formatos básicos, é só avançar o filme até o próximo número. Se ela usa algum formato diferente (panorâmica 6x12 presente na Lomography Belair e na Holga 120Pan, por exemplo), tem que avançar de dois em dois ou até três quadros por vez, já que a foto ocupa o espaço de duas ou mais fotos comuns. Isso varia com a câmera e recomendo que leia o manual.


Câmeras que possuem máscaras cambiáveis possuem duas janelas. Preste atenção qual máscara está utilizando para saber em qual janela olhar. Um bom exemplo é a Holga e Diana F+. Elas fazem formato 6x6 e 6x4.5 só trocando uma máscara antes de colocar o filme.




Nas fotos acima, uma carregada com filme na terceira pose e abaixo uma câmera com duas janelas, que faz 12 fotos 6x6 (superior) ou 16 fotos 6x4,5 (inferior).

Algo peculiar do filme 120 é que ele não pode ser rebobinado. O negativo é preso somente no começo do filme e se tentar rebobinar, ele embola no meio do papel. No lugar de rebobinar, ele é transferido de uma bobina para outra. Se sua câmera não possui uma bobina vazia, não tem como fotografar até você arranjar uma.

O filme é encaixado na bobina vazia do seguinte modo:



Após o começo do papel ser enrolado, a bobina é encaixada na câmera para começar a puxar o filme. A bobina encaixa na câmera através de uma trava, então é preciso um pouco de jogo para encaixar a trava e as duas bobinas presas uma a outra com papel. Isso tudo em luz reduzida por causa do risco de light leak (daí o ódio de algumas pessoas).
Fenda de encaixe no topo da bobina
Com tudo no lugar, é só avançar o filme e começar a fotografar! No final do rolo o papel deve ser enrolado completamente na nova bobina (avance o filme até não ver mais nada passando na janelinha). No final do papel há um lacre para manter tudo enrolado.
É boa prática tensionar a bobina para ficar bem fechada antes de lacrar. Faça isso segurando nas pontas da bobina plástica e puxando com força o papel para enrolar bem. O lacre da Kodak tem aquela "cola de envelope" que precisa ser lambida para funcionar e o lacre da Fuji é auto-adesivo, deixando o processo mais simples.

Uma vez lacrado, eu recomendo colocar em um tubinho escuro ou até embrulhar em papel alumínio. Como mencionado acima, tem muito menos papel no final do filme que no começo, então o risco de light leak é maior.

Tomando os devidos cuidados com a bobina antes e depois de colocar na câmera, as fotos são maravilhosas! O negativo grande é uma vantagem para reduzir a granulação e permitir ampliações maiores.
Comparando com o filme mais comum atualmente (o 35mm ou 135), a área maior também significa uma diferença nas lentes. Uma lente feita para projetar em filme 135 não serve em câmeras 120.
Também há uma questão de equivalências nas distâncias focais. Uma lente 50mm (a mais conhecida por ser semelhante ao nosso jeito de olhar) é equivalente a uma 80mm em médio formato. Então se sua câmera tem lente 50mm e é de médio formato, ela possui lente grande angular! É preciso saber esta equivalência quando se tem uma câmera com lentes cambiáveis. Ao comprar uma lente nova, se procura uma teleobjetiva de curto alcance, precisa comprar acima de 100mm, algo que em termos de 35mm seria uma tele de longo alcance.


Em um próximo post eu comento sobre os filmes mortos... filmes de médio formato que foram descontinuados e se é possível adaptar com facilidade ou não.

Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.