Polaroid ao extremo: recuperando negativos de fotos Impossible PX600 Silver Shade

Há alguns dias estava fotografando com uma Polaroid One Step carregada com um problemático Impossible PX600 Silver Shade e, por falta de atenção, fiz uma foto superexposta... muito superexposta. Saiu branca, com apenas alguns detalhes no canto.
Chateado com o erro (afinal, fotos Impossible custam caro!), Gabriel e eu resolvemos abrir a foto para analisar suas entranhas e recuperar o negativo que fica dentro dela.

"Mas... negativo em uma foto Polaroid?"

Sim! Por trás da transparência há um dark slide, que é aquele fundo preto e fosco no verso. Nele fica registrado um negativo da sua foto, coberto por uma pasta de químicos reveladores e a transparência com a foto positiva na frente.
Como todo negativo, ele tem um pouco mais de latitude e retém informações que foram perdidas na exposição incorreta. Mas, nem tudo são flores. Este dark slide é de baixa resolução, ainda mais quando forçado com uma exposição acima do ideal... então nada de sair abrindo fotos boas para pegar os negativos!

O primeiro erro eu não imaginei que ia virar post, então não cheguei a fotografar, mas sacrifiquei uma segunda foto para ilustrar o processo para vocês leitores.

Impossible PX600 SilverShade

Eu começo abrindo pelo verso da foto, as laterais são presas com um adesivo metálico que removi com as unhas, depois de levantar a ponta usando uma faca.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Uma vez removida a moldura, temos acesso para remover o reservatório de químicos (eles ficam armazenados nestas bolsas antes de serem espalhados para revelar a foto).

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Aqui podemos separar as duas camadas e remover esta pasta branca... a transparência que contém a emulsão com a foto positiva, e o dark slide onde fica registrada a imagem negativa.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

A lavagem é feita em água corrente em temperatura natural.


Alguns pedaços da pasta ficam grudados (principalmente se a foto já secou completamente) e precisam ser removidos com a mão. Nesta hora, quanto mais delicadeza, melhor o resultado. Na minha primeira foto ficaram algumas impressões digitais, pois não fui cuidadoso.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Uma vez limpo, faça um ultimo enxágue e coloque para secar em um local com pouca poeira.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Agora é hora da digitalização! Eu fiz em uma multifuncional comum, com configurações para scan em escala de cinza com 1200 dpi. Neste passo não é necessário nenhum scanner especial para negativos porque ele é opaco, então podemos usar qualquer um.

Impossible PX600 SilverShade

No Photoshop (ou seu programa de preferência) entram alguns passos simples. Vamos cortar somente a área que contém a imagem, inverter (Ctrl + I) e ajustar os níveis. Os níveis automáticos (Ctrl + Shift + L) não fizeram um bom serviço no meu caso, então complementei manualmente, abrindo os níveis (Ctrl + L). Puxei a primeira seta - dos pretos - até um ponto que a imagem ficou legal e ajustei a seta do meio, dos "meio-tons".

Impossible PX600 SilverShade

Impossible PX600 SilverShade

O passo seguinte foi ajuste de contraste e pronto! O resultado é este:

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Está longe de uma imagem de qualidade, mas é possível salvar detalhes de uma foto perdida! Além de ser bem divertido brincar com a foto.

Fiz alguns testes depois e descobri que fica bom com a foto recente! Depois que a pasta branca seca (algo que leva algumas horas), ela deixa marcas no negativo e fica bem complicado de remover.
Uma pessoa fez o teste com uma foto de 2 meses de idade e comentou o seguinte. "Deixei apenas em água corrente e passei o dedo levemente, mas o negativo, por baixo da pasta, começou a criar bolhas e desgrudou". Então este post serve para fazer com fotos frescas, antes da pasta secar.

Mas e a transparência que sobrou? Bom, com uma imagem superexposta não temos muito o que fazer, mas se você quiser usar para treinar transferência da emulsão (emulsion transfer é uma técnica usada por alguns artistas onde a emulsão é transferida da foto para uma outra superfície, como livros, papéis, madeira e etc.), a receita é simples.

Limpe a transparência do mesmo jeito que limpou o negativo.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Uma vez limpa, a transparência é submergida em água para hidratar - repare a mudança de cor.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Depois de um tempo eu misturei à água um pouco de água quente, para fazer um banho morno. Neste ponto a emulsão hidrata, expande e começa a se soltar da transparência.

Impossible PX600 SilverShade

Com cuidado e usando a ponta dos dedos, fui soltando a emulsão nos cantos onde ela fica colada e logo começou a flutuar.
Usando a própria transparência como suporte, tirei a gelatina da água e passei para um papel grosso - na falta, usei papel cartão... o ideal é um papel de cor clara.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Arrumei as pontas com os dedos molhados e levei para secar junto com o negativo.

Impossible PX600 SilverShadeImpossible PX600 SilverShade

Meu resultado ficou péssimo, mas foi o primeiro pessoal! No YouTube tem vários exemplos de emulsion transfer com muito mais qualidade e sucesso.

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