Depois de assumir o vício, digo, hobby analógico e já preparar um pequeno estoque de filmes e algumas câmeras, o interesse em fazer experiências e testes tornou-se uma realidade, tanto quanto uma necessidade.
Tudo que víamos de exemplos e tutoriais já se transformava em planos e preparos. Uma coisa que sempre chamou nossa atenção eram longas exposições, seja uma paisagem, cidade com os carros passando ou algum desenho legal feito com luz.
E não tem mistério para realizar e inventar com o light painting pois tudo o que você vai precisar é de:
* Câmera analógica com modo Bulb
* Filme de ISO baixo - 100 ou 200 (Não que seja uma regra de fato, mas usando filmes mais lentos a granulação nas fotos ficará menor)
* Tripé/cabo disparador (Opcionais, mas ajudam muito na estabilização da câmera principalmente se você pretende fazer vários disparos)
* Lanternas, flash, géis coloridos, velas de aniversário que soltam faíscas, tela de celular, ou seja, qualquer objeto que produza luz e que possa ser controlado de alguma forma durante a produção das fotos.
* Um ou mais amigos para participar da brincadeira
* Tesoura sem ponta e a supervisão de um adulto
Mesa de trabalho |
Em algumas câmeras o botão disparador fica travado no modo Bulb, facilitando na hora de fotografar se você estiver sozinho. No entanto, a maioria das câmeras não possui tal característica e para isso o uso do cabo disparador é a solução. Acontece também de muitas câmeras não terem entrada para o cabo, sendo então necessário convidar um amigo/irmão/namorado-a/desconhecido(?) disposto a segurar o botão enquanto você cria as pinturas. O ideal é deixar a câmera no tripé para que fique estabilizada e na mesma posição durante todo o processo e também usar o cabo disparador pois com ele o botão ficará travado pelo tempo que você quiser.
Câmera: La Sardina Filme: Kodak Ultramax 400 Usando uma espada de brinquedo com leds coloridos |
As fotos podem ser feitas num quarto, garagem, sala, praça, rua... mas é sempre bom lembrar que quanto menos luz, melhores as fotos ficarão e o efeito mais interessante porque num ambiente totalmente escuro (sem lua, postes, etc) pode-se deixar o obturador aberto por mais tempo sem comprometer o resultado.
Nos próximos posts colocaremos como nos saímos com nossas traquinagens! E se até lá surgir alguma dúvida ou queira dar alguma sugestão, é só comentar!
Ainda não conhecia o blog de vocês. Acompanharei! :)
ResponderExcluirFicou demais esse arco-íris!! Adorei.
ResponderExcluir